Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Obra de Elomar


  Este meu aluno fez uma compra muito importante: a obra do grande compositor Elomar. Numa apresentação magnífica. Uma obra completa. Um trabalho único e que, com certeza, não vamos dispor novamente.

                    Elomar é um compositor muito conhecido no exterior e muito pouco conhecido no Brasil. Sua obra é de tamanha importância que grandes compositores brasileiros reconhecem seu valor.

                    Ele mora no interior de Mato Grosso em uma fazenda (se não me falha a memória). Tem uma vida simples no meio do mato. Grandes músicos já passaram por sua casa para trocarem ideias e tocarem juntos.

Elomar tem músicas extraordinárias e de uma beleza incrível. Suas harmonias são originais e a linguagem muito rica. Além de um grande compositor é um músico com "m" maiúsculo. Canta muito bem suas composições. É um desses artistas pouco conhecido nos meios de comunicação de massa. Mas um artista respeitadíssimo no meio musical mais informado. Eu diria até erudito.

Elomar Figueira Melo usa muitos recursos, inclusive a encordoatura, mudança na afinação natural do instrumento. Esse recurso é muito usado por outros grandes compositores brasileiros como Egberto Gismonte e André Geraissati entre outros.

Elomar além de músico é arquiteto. Quem estiver interessado em sua obra pode pesquisar na Internet. Felizmente já dispomos de informações sobre este nosso grande artista.

Parabéns, Carlos, pela nova aquisição.

Um comentário:

  1. Profº. Raul,

    Elomar Figueira Mello mora no Sertão da Bahia, perto de Vitória da Conquista, sul do Estado. Mora numa fazenda, hoje a Fundação Casa dos Carneiros. A Fundação vive em função de preservar a Cultura do Sertão (falas, músicas, costumes, comidas etc). Segundo ele, sua missão é escrever a Ópera do Sertão e tem dedicado sua vida a isso. Uma de suas grandes obras é o Auto da Catingueira. Mês passado aqui em BH, no Grande Teatro do Palácio das Artes, foi gravado o DVD O Auto da Catingueira, espetáculo musical, em 5 atos, maravilhoso. E por aí vai... Curta muito a obra do mestre.

    ResponderExcluir